segunda-feira, 16 de junho de 2014

ENCONTRO DA CONEXÃO PONTOS PE NA TERRA DE LAMPIÃO

A CONEXÃO PONTOS PE  é um coletivo de Pontos de Cultura de todas as regiões de Pernambuco de identidades culturais e ideológicas que reúnem as mais diversas linguagens e são defensores do programa Cultura Viva.

Conexão Pontos PE reunião no sitio  onde nasceu Lampião
Atuamos em todas as ações de maneira colaborativa, ou seja, tudo que um fazemos procuramos agregar os outros, buscando sempre um coletivo maior.

Estivemos reunidos em mais um Encontro da Conexão durante o “Festival de Xaxado” que é anualmente realizado em Serra Talhada (Terra de Lampião), no sertão pernambucano.

Neste encontro, tivemos o privilégio das presenças de Pedro Vasconcelos, Diretor de Cidadania do SCDC (Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura), e de TT Catalão, Ex-Secretário da SCDC.

O encontro aconteceu durante dois dias (08 e 09, ambos de junho/2014), realizado na sede do Ponto de Cultura Cabras de Lampião, onde funciona o Museu do Cangaço, e na Casa onde nasceu Lampião, que funciona um museu específico sobre o Rei do Cangaço. 
Conexão Pontos PE reunião no sitio  onde nasceu Lampião

Na pauta do Encontro foi apresentado por Lucas Silva, representando a RCPT (Rede de Culturas Populares e Tradicionais), que o próximo Encontro Nacional da RCPT acontecerá em Pernambuco, 2015, já com pauta para a reunião de definição da cidade no próximo mês.

Foram discutidos: a avaliação da Teia Nacional que aconteceu em Natal (grande Encontro dos Pontos de Cultura de todo país), as ações da Conexão em Pernambuco e uma ação de Interações Estéticas Latino-americanas.

Os Pontos da Conexão tem importante participação em diversos Conselhos e Comissões nacionais e latino-americanos do Cultura Viva. São realizadores de 7 Festivais de Cultura Popular em Pernambuco.

TT Catalão
A Conexão Pontos PE é composta por:
·  Lula Gonzaga, Ponto de Cultura Cinema de Animação, com ação regional no norte e nordeste;
·  Beth Doxum, Côco de Umbigada com os coletivos de matriz africana e terreiros;
·  Mãe Lucia, Afoxé Filhos do Vento;
·  Ceça Axé, Pai Adão
·  Afonso Oliveira, Zé Lourenço, Prof. Biu Vicente, Ederlan, Wanessa, Bárbara, Zé Duda e Luiz Caboclo do Ponto de Cultura Estrela de Ouro e Pontão de Cultura Canavial;
·  Jane de Vicência, Poço Comprido;
·  Gilson do Andaluzia, Tracunhaém;
·  Anildomá, Cleonice e Karl Max, Ponto de Cultura Cabras de Lampião, que agregam Pontos do Sertão;
·  Pedro Jatobá e Eduardo, Pontão Iteia e a Produtora Colaborativa com as tecnologias e as plataformas de comunicação e gestão;
·  Zé da Macuca e Paulo Pezão, Boi da Macuca, movimento anárquico da Macuca no Agreste;
·  Lucas Alves, que representa em Pernambuco a RCPT (Rede de Culturas Populares e Tradicionais);
·  Ivan Marinho, Bacamarte Tiros da Paz, zona da mata sul, com a Federação de Bacamarteiros do Estado;
·  Cacau Arcoverde, Ponto Orquestra Sertão;
·  Jaymisson Nicácio, Ponto sede de Cultura do Agreste.

 Abs.


 Lula Gonzaga

quarta-feira, 4 de junho de 2014

TEIA NACIONAL RN (Grande encontro dos Pontos de Cultura de todo país) do programa CULTURA VIVA.

A TEIA NACIONAL aconteceu em Natal no rio Grande do Norte (grande encontro dos Pontos de Cultura de todo país) do programa CULTURA VIVA  grande referência de cultura, hoje se espalhando por quase toda América Latina, foram mais de 2.000 representantes dos pontos, nos 2 primeiros dias o Forum elegeu a nova  Comissão Nacional, foram criados novos GTs entre eles o GT da Integração Latino-americana Comunitária para os encaminhamentos do programa  nos continentes  da América do Sul e Central, a nova composição colegiada do GT indígena e da Assessibilidade entre outros,  na Mostra Artística Pernambuco esteve representado  pelo Grupo de Xaxado do Ponto de Cultura Cabras de Lampião de Serra Talhada e o Afoxé Babá Orixalá Funfun do Ponto de Cultura Côco de Umbigada além da performance de Cacau Arcoverde, a Produtora Colaborativa formada por diversos Pontos de Cultura capitaneada pelos pernambucanos  Pedro Jatobá e Eduardo Lima foram responsáveis pela cobertura de toda Teia e Beth Doxum comandou a Radio Amnésia.

Na nova composição optei por continuar na CNPdC (Comissão Nacional dos Pontos de Cultura) no novo GT Latinoamericano, nosso Ponto de Cultura realizou oficina de Cinema de Animação e participamos na Mostra Cine Teia.
A representação de Pernambuco agora de forma colegiada com 8 membros que vão se revezar  democraticamente e nosso  estado dobrou o numero de representantes em Gts temáticos.
Saudações Animadas
Lula Gonzaga