sexta-feira, 22 de novembro de 2013

MOSTRA CINEMATA - Cinema de Animação na Zona da Mata Norte de Pernambuco



 

O FESTIVAL CANAVIAL, coordenado por Afonso Oliveira com atuação em toda zona da Mata de Pernambuco realizou este ano a MOSTRA CINEMATA - Cinema de Animação na Zona da Mata Norte do estado, nosso Ponto de Cultura Cinema de Animação foi parceiro na produção que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de novembro no município de Aliança - PE. A mostra se propôs a facilitar o acesso de crianças e jovens moradores de comunidades rurais da Zona da Mata Norte ao universo do cinema, contribuindo não só para o lazer, mas também para a difusão da cultura e da informação em localidades castigadas pela monocultura da cana.

O Festival Canavial, que inicou no dia 08 de novembro e vai até o dia 08 de dezembro. O CINEMATA, percorreu os distritos aliancenses de Tupaoca, Upatininga e Macujê, numa ação itinerante que levou o cinema para além do terreiro do Sítio Chã de Camará, contribuindo para a reflexão a cerca do cotidiano de crianças e jovens filhas e filhos de trabalhadores rurais, fortalecendo as relações socioculturais através da valorização da identidade cultural local.

Foram cerca de 100 minutos de projeção em cada localidade, com produções audiovisuais nacionais de curtas-metragens.
A "MOSTRA CINEMATA" é uma realização do Cineclube Cinemata em parceria com o Cineclube AnimAção  do Ponto de Cultura Cinema de Animação, com produção da Associação Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Associação Canavial e Canavial Arte e Cultura, incentivada pelo Funcultura, Fundarpe e Governo do Estado de Pernambuco.

Serviço -

13/11/2013 (QUARTA) - MOSTRA INFANTIL CINEMATA - DISTRITO DE TUPAOCA
LOCAL - EM FRENTE À IGREJA DE NOSSA SRA. DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS
HORÁRIO - 19H30

14/11/2013 (QUINTA) - MOSTRA INFANTIL CINEMATA - DISTRITO DE UPATININGA
LOCAL - ESCOLA REUNIDA MONSENHOR MARINHO
HORÁRIO - 19H30

15/11/2013 (SEXTA) - MOSTRA INFANTIL CINEMATA - DISTRITO DE MACUJÊ
LOCAL - EM FRENTE À IGREJA DE NOSSA SRA. DA LAPA
HORÁRIO - 19H30

Cineclube Cinemata -

No ano de 2008 nascia o Cineclube Cinemata, no terreiro do Sítio Chã de Camará, em Aliança - PE. Uma ação instigada pelo genial Lula Gonzaga, que da visita ao Festival Canavial em 2006 plantou uma sementinha no coração dos jovens agentes culturais que produziam as atividades do Ponto de Cultura Estrela de Ouro à época. De início, foram realizadas exibições em diversos eventos que aconteciam pela região da Mata Norte. O cineclube constituiu-se como uma ferramenta de comunicação utilizada por diversos produtores culturais para promover a difusão da cultura da região e a reflexão a cerca da realidade social das comunidades canavieiras. As atividades aconteceram em Aliança, Vicência, Nazaré da Mata, Tracunhaém... Mas, foi a partir do fortalecimento das ações de formação de leitores na comunidade rural de Chã de Camará, através das atividades de contação de histórias e mediação de leitura que vêm acontecendo na Biblioteca Mestre Batista, que o Cineclube Cinemata ganhou força e identidade. As sessões passaram a acontecer mensalmente aos sábados, como culminância das atividade de leitura da biblioteca, esta que atende a um público de 45 crianças e jovens, entre 04 e 16 anos, moradores da comunidade local e regiões circunvizinhas ao Ponto de Cultura Estrela de Ouro.

http://cineclubecinemata.blogspot.com.br/

Bárbara Gonçalves
Produtora cultural
Diretora Executiva / Associação Canavial
Redatora / Pontão de Cultura Canavial - agência de elaboração de projetos culturais
Engenho Santa Fé, 01, Centro
CEP - 55800-000 / Nazaré da Mata - PE

Um comentário:

  1. gostaria de saber se há turmas, se vcs tem programação para isso. georgealbertofc@hotmail.com

    ResponderExcluir