quinta-feira, 25 de outubro de 2012


DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO EM 
GRAVATÁ – PE

Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece no dia 28 de outubro em Gravatá.

Em sua 9ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão, simultâneo e gratuito, de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições e posterior debate na cidade de Gravatá, agreste de Pernambuco, no Espaço da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), rua Quintino Bocaiúva s/n, bairro 15 de novembro.

Dando continuidade ao Dia Internacional da Animação, o Ponto de Cultura Cinema de Animação abre inscrições para oficina de desenho animado (2D) e stop motion  para jovens interessados na técnica de xilogravura. Apoiado pelo edital “Mídia Livre” do Ministério da Cultura e coordenado pelo professor Lula Gonzaga, o curso irá acontecer no período de 12 a 16 de novembro de 2012, das 14h às 18h, também, no Espaço da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), em Gravatá, utilizando a técnica de xilogravura.

Tais ações são preparativos para a realização do ANIMACINE – FESTIVAL DE ANIMAÇÃO DO AGRESTE, que acontecerá de 14 a 18 de maio de 2013, ação que levará ao público uma programação gratuita que inclui Mostras de vídeos e filmes nas diversas técnicas de animação, além de palestras e oficinas de animação para as cidade de Gravatá, Bezerros, Chã Grande e Caruaru. O ANIMACINE foi contemplado pelo 5º Edital do Funcultura Audiovisual do Gov. de Pernambuco.

A Mostra Nacional 2012 contará com a exibição dos filmes “O Grande Evento”, de Thomate; “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues e “Linear” de Amir Admoni entre outros. Na Mostra internacional participarão filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul. Este ano pela primeira a Mostra Nacional terá audiodescrição, possibilitando o acesso a pessoas com deficiência visual, síndrome de down e autismo e Legendagem em closed caption para pessoas com deficiência auditiva.

Sobre o Dia Internacional da Animação:
Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo.

Dia da Internacional da Animação no mundo
Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2012 o Dia Internacional da Animação será realizado em 30 países. (Para maiores informações sobre a comemoração deste dia nos países ligados a ASIFA acesse: http://www.asifa.net)

Dia da Internacional da Animação no Brasil
O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. À ocasião, a ABCA realizou uma exposição de Traquitanas de Animação antigas, um show de sombras e bonecos recriando as primeiras apresentações de animação no mundo e a exibição de "Planeta Terra", filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores de todo o Brasil.

O DIA tem o patrocínio da Petrobrás, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30 países no mundo.

Informações

fones: Lula Gonzaga  (81) 9790.2251 - TIM e 8930.2177 - Claro






Um comentário:

  1. Opa,bom dia,Sou da equipe detive-particular.com Olha eu aqui denovo,blog muito bom,sempre que dá passo por aqui,continua postando ai,quero ver isso aqui cada vez melhor,alguem ai sabe desse site http://www.rastreadorgps.org/ ? to querendo saber se é bom,dizem que rastrea carro,moto,pessoas até...alguem ja ouvir falar?abraços,bom trabalho ai com o blog que ta fera!

    ResponderExcluir