quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Paideia – o sentido da educação no Santander Cultural
Ana Porto Tiago Delácio Lula Gonzaga
O nosso Ponto de Cultura Cinema de Animação faz parte da excelente exposição montada no Santander Cultural de Recife sobre o sentido da educação que  Segue até o DIA 14 de outubro.
Santander Cultural (Av. Rio Branco, 23, Bairro do Recife). Aberta ao público em geral, com visitações de terça a domingo, das 13h as 20h, até 14 de outubro. Entrada gratuita. Informações: 81-3224-1110

Objetivos
A exposição proposta tem por objetivos:

1. apresentar um amplo panorama capaz de ilustrar diferentes significados atribuidos à Educação em momentos históricos distintos e entre povos de diferentes culturas, de modo a abrir um espaço para a revisão de nossa compreensão sobre o próprio sentido do ato de educar
Lula Gonzaga
2. inventariar, para além dos sistemas formais de educação nas diferentes sociedades focalizadas, as práticas reais mediante as quais se deu a transmissão de saberes e valores essenciais para o trabalho, considerando essas práticas como parte de um patrimônio imaterial pouco conhecido e valorizado frente aos sistemas formais de educação
3. explorar a estreita relação entre as práticas educativas, formais e “informais”, das diferentes sociedades consideradas, e os processos e práticas culturais mais amplos que
nelas têm lugar, inclusive aqueles em geral excluídos do campo da cultura, desconhecidos, desvalorizados e deslegitimados por não fazerem parte da concepção hegemônica dominante em um dado momento da história dessas sociedades, como ocorre no mais das vezes no caso das chamadas culturas “tradicionais” e “populares”
4. aprofundar as questões mais amplas levantadas de
uma perspectiva que leve em conta a história e a situação atual da educação no Brasil, com ênfase no Estado de Pernambuco
5. buscar valorizar o conhecimento e a prática de trabalho dos educadores, tanto na classe profissional dos que se dedicam ao ensino nos quadros institucionais da educação brasileira, quanto entre os “mestres” informais e desconhecidos que atuam na área da formação para o trabalho e da criação e transmissão da cultura
6. mediante a ação educativa que deve fazer parte da exposição, procurar trazer as questões abordadas para a realidade concreta vivenciada pelos visitantes, favorecendo a incorporação dessas contribuições a um debate vivo do próprio público sobre os problemas que no dia a dia fazem parte de sua própria experiência de vida.

Silvana Delácio Lula Gonzaga Vilanova Zé Lourenço
integração de sua população à vida social, inclusive no que diz respeito à formação

Na exposição foram apresentadas experiências de educação de 6 Pontos de Cultura de Pernambuco CINEMA DE ANIMAÇÃO, VÍDEO NAS ALDEIAS, CÔCO DE UMBIGADA, MARACATU  ESTRELA DE OURO, AFOXÉ ARA WON UFU UFU, e  CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DARUÊ  MALUNGO,

Os trunfos e escorregões de toda sociedade se sustentam através da educação, espécie de espinha dorsal da democracia e do desenvolvimento humano. Um deslize pode entortar, ao invés de colunas, cabeças, um acerto, no entanto, é capaz de lhes abastecer com luz perpétua. Da Grécia Antiga à contemporaneidade, o tema terá suas problemáticas postas em cheque a com a abertura para convidados da exposição Paideia – O sentido da criação, às 19h30, no Santander Cultural. A curadoria é assinada pelos professores Maria Lúcia Montes (Universidade de São Paulo), Wolfgang Degenhardt (Universidade de Siegen) e Élcio de Gusmão Verçosa (Universidade Federal de Alagoas).
O espaço está tomado por painéis que convidam o visitante a passear pela história da educação através dos séculos, construindo um panorama que permite vislumbrar possibilidades para sua renovação. Além do material exposto, o público vai poder interagir com a exposição através do resgate de técnicas antigas de escrita, como a feita em tábuas – espécie de “tablets” utilizados por gregos e romanos – e a cuneiforme, executada pelos sumérios com objetos em formato de cunha.
“Paideia”, o termo que dá nome à exposição, tem o significado amplo de ser a própria cultura construída a partir da educação – um antigo ideal dos gregos que se baseava no ensino do esporte, religião, filosofia, ciências e política. Para Maria Lúcia Montes, é esse o sentido que se pretende resgatar na exposição. “Não se trata de propor aqui um inventário das diferentes correntes da filosofia da educação, que em todos os tempos procuraram trazer uma resposta a esta questão. Trata-se, ao contrário, de sugerir um exercício de reflexão, tomando como referência outro modo de pensar o sentido da educação”, explica.


Uma proposta para a exposição
I. Paideia

1. Ensinar, aprender, educar para a sociedade grega clássica

 Os múltiplos focos do aprendizado: educar é “criar as crianças”, “formá-las” e “conduzi-las” de modo a permitir-lhes incorporar os valores e a cultura de sua sociedade
 O teatro, o ginásio, a escola de música e a ágora como locais de aprendizado
 O papel do escravo “pedagogo” (“aquele que conduz a criança aonde irá aprender”)

Visitem a exposição

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