segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

ENCONTRO DA CONEXÃO PONTOS PE .


Lula Gonzaga

Conexão Pontos PE no Festival Canavial
A CONEXÃO PONTOS PE  é um coletivo de Pontos de Cultura com mais de 30 Pontos de todas as regiões de Pernambuco, das mais diversas linguagens, defensores do programa Cultura Viva   que atuam em todos as suas ações de maneira colaborativa, ou seja tudo que um faz procura agregar os outro companheiros, são vários coletivos dentro de um coletivo maior; Afonso Oliveira, Zé Lourenço, Biu Vicente, Ederlan, Jane de Vicência e Zé Duda com o Movimento Canavial congrega mais de uma dezena de Pontos da Zona da Mata Norte, Beth Doxum com o Côco de Umbingada, Mãe Lucia com o Afoxé Filhos do Vento e Ceça Axé do Pai Adão coletivos de matriz africana e terreiros,  Anildomá, Cleonice e Max, Cabras de Lampião  agrega dezenas de Pontos do Sertão, Ivan Marinho do Bacamarte Tiros da Paz com a Federação de Bacamarteiros do estado, Marcos do Côco do Farol da Vila, rede de côco do litoral e Mata Sul, Pedro jatobá e Eduardo o Pontão Iteia, Cuca e a Produtora Colaborativa com as tecnologias e as plataformas de comunicação e gestão, Boi da Macuca o movimento anárquico da Macuca do Agreste e nosso Ponto Cinema de Animação pioneiro em animação no Nordeste, todos integrantes da Conexão são realizadores de Festivais ou Mostras de Cultura Popular, estivemos reunidos em mais um Encontro da Conexão no Festival Canavial  que este ano trouxe os amigos e parceiros TT Catalão e Chico Simões, Roberto Peixe, Isa da Bahia e as apresentações de Leci Brandão,  Chico Cesar, Silvério Pessoa, Fabio Carvalho do ES, Italo Pay, Encontro de Maracatús e Festas de Terreiro.
Conexão Pontos PE no Festival Canavial Afonso,
 Valéria Vicente, Bet Doxum, Roberto Peixe, Biu Vicente, Chico Simões

Foi danado de bom, A Cultura muito VIVA

Lula Gonzaga
Ponto de Cultura Cinema de Animação
Ações do Ponto: Produção de filmes e vídeos, Cine Anima Itinerante, AnimaCine-Festival de Animação do Agreste, Cinema na Praça, Cineclube AnimAção, Ponto de Mídia Livre



Fones: 9790.2251 Tim e 8930.2177/ 8930.2177 Oi

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Posse do Fórum dos Festivais e Mostras de Pernambuco


O Fórum dos Festivais e Mostras de Pernambuco nasceu ontem, mas já bem forte com mais de 40 eventos no estado!!! A Executiva ficou assim: Presidente - Sandra Bertini, Vice - Chico Egídio, Secretário - Lula Gonzaga , Diretora de Articulação - Clara Angélica, Tesoureira - Gabriela Santos Souza... Conselheiros: Paulo Cunha, Paulo Rodolfo e Karina Galindo


Lula Gonzaga
Cordenador do ANIMACINE Festival de Animação do Agreste

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

MOSTRA CINEMATA - Cinema de Animação na Zona da Mata Norte de Pernambuco



 

O FESTIVAL CANAVIAL, coordenado por Afonso Oliveira com atuação em toda zona da Mata de Pernambuco realizou este ano a MOSTRA CINEMATA - Cinema de Animação na Zona da Mata Norte do estado, nosso Ponto de Cultura Cinema de Animação foi parceiro na produção que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de novembro no município de Aliança - PE. A mostra se propôs a facilitar o acesso de crianças e jovens moradores de comunidades rurais da Zona da Mata Norte ao universo do cinema, contribuindo não só para o lazer, mas também para a difusão da cultura e da informação em localidades castigadas pela monocultura da cana.

O Festival Canavial, que inicou no dia 08 de novembro e vai até o dia 08 de dezembro. O CINEMATA, percorreu os distritos aliancenses de Tupaoca, Upatininga e Macujê, numa ação itinerante que levou o cinema para além do terreiro do Sítio Chã de Camará, contribuindo para a reflexão a cerca do cotidiano de crianças e jovens filhas e filhos de trabalhadores rurais, fortalecendo as relações socioculturais através da valorização da identidade cultural local.

Foram cerca de 100 minutos de projeção em cada localidade, com produções audiovisuais nacionais de curtas-metragens.
A "MOSTRA CINEMATA" é uma realização do Cineclube Cinemata em parceria com o Cineclube AnimAção  do Ponto de Cultura Cinema de Animação, com produção da Associação Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Associação Canavial e Canavial Arte e Cultura, incentivada pelo Funcultura, Fundarpe e Governo do Estado de Pernambuco.

Serviço -

13/11/2013 (QUARTA) - MOSTRA INFANTIL CINEMATA - DISTRITO DE TUPAOCA
LOCAL - EM FRENTE À IGREJA DE NOSSA SRA. DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS
HORÁRIO - 19H30

14/11/2013 (QUINTA) - MOSTRA INFANTIL CINEMATA - DISTRITO DE UPATININGA
LOCAL - ESCOLA REUNIDA MONSENHOR MARINHO
HORÁRIO - 19H30

15/11/2013 (SEXTA) - MOSTRA INFANTIL CINEMATA - DISTRITO DE MACUJÊ
LOCAL - EM FRENTE À IGREJA DE NOSSA SRA. DA LAPA
HORÁRIO - 19H30

Cineclube Cinemata -

No ano de 2008 nascia o Cineclube Cinemata, no terreiro do Sítio Chã de Camará, em Aliança - PE. Uma ação instigada pelo genial Lula Gonzaga, que da visita ao Festival Canavial em 2006 plantou uma sementinha no coração dos jovens agentes culturais que produziam as atividades do Ponto de Cultura Estrela de Ouro à época. De início, foram realizadas exibições em diversos eventos que aconteciam pela região da Mata Norte. O cineclube constituiu-se como uma ferramenta de comunicação utilizada por diversos produtores culturais para promover a difusão da cultura da região e a reflexão a cerca da realidade social das comunidades canavieiras. As atividades aconteceram em Aliança, Vicência, Nazaré da Mata, Tracunhaém... Mas, foi a partir do fortalecimento das ações de formação de leitores na comunidade rural de Chã de Camará, através das atividades de contação de histórias e mediação de leitura que vêm acontecendo na Biblioteca Mestre Batista, que o Cineclube Cinemata ganhou força e identidade. As sessões passaram a acontecer mensalmente aos sábados, como culminância das atividade de leitura da biblioteca, esta que atende a um público de 45 crianças e jovens, entre 04 e 16 anos, moradores da comunidade local e regiões circunvizinhas ao Ponto de Cultura Estrela de Ouro.

http://cineclubecinemata.blogspot.com.br/

Bárbara Gonçalves
Produtora cultural
Diretora Executiva / Associação Canavial
Redatora / Pontão de Cultura Canavial - agência de elaboração de projetos culturais
Engenho Santa Fé, 01, Centro
CEP - 55800-000 / Nazaré da Mata - PE

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CINEMA DE ANIMAÇÃO DE LULA GONZAGA HOJE NA TV BRASIL

Assistam hoje, dia 04.11, às 19:30, na TV Brasil, entrevista com o cineasta de animação Lula Gonzaga, pioneiro em cinema de animação em PE., e coordenador do Ponto de Cultura Cinema de Animação do Cultura Viva do MinC, no programa "De Virada", produzido pela TAL TV da América Latina e dirigido pelo premiado cineasta Claudio Assis, ambos pernambucanos.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ESTE ANO EM OLINDA 10 ANOS DO DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO 


MOSTRA NACIONAL E  INTERNACIONAL
PROGRAMAÇÃO

Olinda, Patrimônio cultura da Humanidade, pela primeira vez, realizará o Dia Internacional da Animação. O evento, no seu quarto ano consecutivo,  promovido pelo Ponto de Cultura Cinema de Animação, acontecerá na sede do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco – MAC, em parceria com seu cineclube, o CineMAC Tear.
Este é o quarto consecutivo que o Ponto de Cultura Cinema de Animação, coordenado por Lula Gonzaga realiza o dia Internacional da Animação nos anos anteriores nas cidades de Igarassu e Gravatá em Pernambuco .
Este ano em Olinda o evento acontece no MAC, na rua 13 de maio no Sítio Histórico. no próximo dia 28 de outubro, às 19:30h.

O Dia Internacional da Animação é comemorado em 28 de outubro, em homenagem à primeira exibição mundial de imagens animadas. A data é celebrada com uma mostra simultânea em mais de 30 países e, no Brasil, serão realizadas sessões de cinema gratuitas, com foco em animação, em mais de 300 cidades. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA, tem como objetivo difundir o cinema de animação, gerar novos públicos e revelar novos talentos. Em 2013 a festa é pra comemorar a 10ª edição. Ao todo, 115 curtas foram inscritos e 11 selecionados para o programa oficial brasileiro.



Segue abaixo relação dos filmes selecionados por mostra.

Sessão Nacional DIA 2013 (58 min)

As Aventuras de Virgulino -  Dir. Luiz Sá – 1930 – 2min
Graffiti Dança Dir. Rodrigo EBA! – 2013 – 6min
One Man – Dir. Graciliano Camargo – 2012- 4min
Dinoshop – Dir. Tainá Ribeiro Nepomuceno – 2013 – 3m 28seg
Un Día de Trabajo Dir. Francisco Rosatelli – 2012 – 3min 12seg
Phantasma – Dir. Alessandro Corrêa – 2012 – 10 min 20 seg
Os Invisíveis – “Na Família” – Dir. Humberto Avelar – 2012 – 2min 32seg
O Cangaceiro – Dir. Marcos Buccini – 2012 – 5min 34seg
Lala  - “Água” – Dir. Jon e Thomate – 2013 – 1min 30seg
Quinto Andar   Dir. Marco Nick – 2012 – 7min 40seg
A Última Reunião Dançante – Dir. Lisandro Santos – 2012 – 12min

Sessão  Internacional 2013 (53 min)
Breakfest Dir. Iza Plucinska – 2006 – 2min – Polônia
NUESTRO PEQUEÑO PARAÍSO – Dir. Walter Tournier – 1983 – 9min – Uruguai
ONDE QUER QUE VÁS, LÁ ESTARÁS – Dir. Sara Barbas – 2008 – 2min – Portugal
The sparrow who kept his word – Dir. Dmitry Geller – 2010 – 6min 30seg – Russia
Something Left, Something Taken Dir. Max Porter & Ru Kuwahata – 2010 – 10min – USA
Casa Mecanica – Dir. The Animation Workshop – 2013 – 1min – Dinamarca



Neighbours – Dir. The Animation Workshop – 2013 – 1min – Dinamarca
Pirates can’t swim – Dir. The Animation Workshop – 2013 – 1min – Dinamarca
Gingerokalypse – Dir. The Animation Workshop – 2013 – 1min – Dinamarca
“The reward” – Dir. Mikkel Mainz Elkjær – 2013 – 9min – Dinamarca
GOLD – Dir.Marylou Mao – 2013 – 3min – França
Història d’Este – Dir. Pascual Pérez 2011 – 7min – Espanha
Coordenação em Olinda Ponto de Cultura cinema de Animação - Lula Gonzaga - lulagonzaga@gmail.com Filipe Nires - CineMac Tear (Tear Audiovisual) tearaudiovisual@gmail.com Plinio Victor - MAC - Museu de Arte Contemporânea de Olinda pliniovictor2@g     
      Coordenação em Olinda
Ponto de Cultura cinema de Animação  - Lula Gonzaga - lulagonzaga@gmail.com

Filipe Niris  Filipe Nires - CineMac Tear (Tear Audiovisual) tearaudiovisual@gmail.com-.CineMac Tear tearaudiovisual@gmail.com-- tearaudiovisual@gmail.com

Plinio Victor  - MAC - Museu de Arte Contemporânea de Olinda pliniovictor2@gmail.com

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

REUNIÃO DA CNPdC NO ENCONTRO DE CULTURAS POPULARES SAMPA 2103

Caros

Estive participando do ENCONTRO NACIONAL DAS CULTURAS POPULARES em São Paulo, o mais importante encontro da diversidade cultural brasileira, dentro do Encontro realizamos o reunião da CNPdC - COMISSÃO NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA para tratar com o MinC da retomada do programa Cultura Viva e a preparação da TEIA NACIONAL 2014

Quem precisar de mais informações segue meus emails: lulagonzaga@gmail.com,cinemadeanimacao@gmail.com, fones 9790.2251 Tim e 8930.2177 Oi

veja as fotos


Lula gonzaga
Lula Gonzaga

terça-feira, 10 de setembro de 2013

TERMINA O I FESTIVAL INTERNACIONAL QUE LEVOU CINEMA DE ANIMAÇÃO PARA O AGRESTE

Marca ANIMACINE
O Animacine exibiu 69 filmes realizou três oficinas, exposições e palestras em três cidades do interior pernambucano.

O Animacine - Festival de Animação do Agreste. É o primeiro festival de animação do interior pernambucano, contemplou os municípios de Caruaru, Bezerros e Gravatá.

O evento com exibições gratuitas de filmes de animação nas diversas técnicas do gênero. A programação com mostras competitivas e paralelas, exposição, oficinas e seminários sobre produção, incentivos ao setor, economia criativa e perspectivas da animação em Pernambuco.Esta é a primeira edição do Animacine, que tem o patrocínio da Fundarpe/Governo de Pernambuco.


As mostras competitivas exibidas no Museu do Barro, em Caruaru. Já as sessões itinerantes no Alto do Moura, no Ponto de Cultura GAMR Grupo de Apoio aos Meninos de Rua no Alto do Cruzeiro, em Gravatá e a Budega do Veio (Serra Negra), em Bezerros.De um universo de 80 inscrições, 60 curtas foram selecionados: 23 para a Mostra Competitiva Nacional; 18 para a  Mostra Competitiva Estrangeira; e 19 para a Mostra Formação. Além de filmes de todo o Brasil, participam filmes da França, Colômbia, Canadá, Espanha, Itália, Chile, México, Venezuela e Luxemburgo.
Peça de Bernardo (artista caruaruense), feita para o festival
Além disso, haverá uma mostra especial com primeiros filmes do Núcleo de Animação do Centro Técnico Audiovisual – CTAv, a ser exibida na quinta (Cineclube Alto do Moura - Caruaru) e na sexta (na Budega do Véio - Bezerros).Na seleção filmes de diretores que são referência na animação brasileira, como Quiá Rodrigues (“Cabeça Papelão”), Amir Admoni (“Linear”), além dos pernambucanos Marcos Buccini (“O Cangaceiro”), Pedro Severien e William Paiva (“O Homem Planta”) do renomado Arnaldo Galvão pernambucano radicado em São Paulo e o paulista “A Guerra dos Gibis”, de Thiago Mendonça A lista completa está disponível em www.animacine-pe.blogspot.com.

O foco do Animacine está na produção artesanal, feita à mão. “Estamos na região mais artesanal do país, que é o Nordeste. E no agreste temos a tradição da xilogravura, do barro e dos mamulengos. A intenção é que possamos através do cinema de animação, os artistas possam fazer cinema e conquistar mais alcance para suas obras”, diz Lula Gonzaga, coordenador do festival e pioneiro do cinema de animação em Pernambuco. Desde que desenvolveu sua especialização na Zagreb Film / Croácia e Praga (República Tcheca), Lula defende a existência de uma política cultural especifica para animação no nordeste. “É uma região de muita musicalidade, de um universo mágico e místico que tem tudo a ver com o cinema da animação”.Outro destaque do Animacine é a capacitação através das oficinas de formação, sediadas no Museu do Barro e no Campus da UFPE de Caruaru:Desenho animado com Lula Gonzaga, Animação com Recortes com Marco Buccini e Produção sonora para filmes de animação, com Alexandre Jardim (RJ) e Joaquim Eufrasino, técnicos enviados pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv) para realizar uma oficina de produção sonora para filmes de animação. A animação está no DNA do CTAv, que foi fundado em 1985 a partir de uma parceria entre a Embrafilme e o National Film Board (NFB), do Canadá, com o objetivo de auxiliar na formação de animadores em técnicas de baixo custo e com isso fomentar a produção de animação no país. Além de trabalhar como mixador e com efeitos e ruídos sincronizados, Alexandre é responsável pela restauração do som dos filmes “Assalto ao Trem Pagador” e “A Rainha Diaba”. E Eufrasino, mais conhecido como Babá, atua desde os anos 1970, tendo fotografado boa parte dos curtas de animação brasileiros. Dois veteranos do cinema nacional, que compartilharam sua vasta experiência e contaram boas histórias. “A ideia é mostrar com oficinas que é possível produzir de forma simples e barata. Assim como em Hollywood ou em Londres, podem-se fazer animações em uma escola de Caruaru, Exu ou em uma comunidade indígena ou quilombola”, diz Lula.Outro parceiro do festival é o designer e professor da UFPE Marcos Buccini, que ministrou oficina de recorte digital. “Para participar não foi preciso saber desenhar, pois nos concentramos em termos de tempo e movimento”. Buccini também coordena o Maquinário - Laboratório de Animação da UFPE, do qual fazem parte 35 alunos de design. Apesar do que o uso da tecnologia – computadores Mac e software After Effects – pode insinuar, trata-se de um trabalho 100% artesanal, feito com a mão no mouse e dedos no teclado.
Savio Marques, Amélia Campello, Beth D'Oxum, Afonso Oliveira,
Antônio Carrilho, Lula Gonzaga, Regina Lúcia e Alexandre Jardim.
Ao dar seus primeiros passos, o Animacine assume um papel pioneiro de catalizador de uma produção que valoriza as raízes para gerar novos frutos, principalmente por se inserir em um contexto jovem e vibrante de produção audiovisual, aliado à tradição do interior nordestino. Lula Gonzaga cita que esta primeira edição foi feita com recursos reduzidos e que espera um crescimento necessário, mais que não deve colocar em risco a dimensão humana, uma das forças do evento.

Sobre Lula GonzagaPioneiro do cinema de animação em Pernambuco, Lula Gonzaga possui uma longa carreira dentro da cadeia audiovisual, como arte-finalista, animador, assistente de produção, de cenografia e de direção. Seu trabalho autoral inclui sete curtas-metragens nas mais variadas bitolas: Super-8, 16mm, 35mm e em vídeo. Iniciou sua trajetória no desenho animado em 1970, foi um dos realizadores do Ciclo do Super8 de Pernambuco e um dos primeiros associados da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas). Fez especialização em cinema de animação na Zagreb Film / Croácia e Praga na República Tcheca (1982) e em Economia da Cultura pela UFRGS/Fundaj (2009). Coordenou diversos projetos de oficinas e mostras itinerantes de animação por todo país em especial no norte e nordeste e assumiu, em dois períodos, a direção de Cinema da Prefeitura de Olinda, onde coordenou o espaço alternativo Cine Bajado, coordenou o I Encontro Nacional de Cinema de Animação de Olinda e a I Mostra Ibero Americana de Cinema de Animação de Olinda, Atualmente atua com formação e difusão, produz filmes de animação, coordena o Ponto de Cultura Cinema de Animação, o Cine Anima Itinerante e realiza o Músicas Animadas projeto de série para TV de músicas de Pontos de Cultura musicais.


Serviço:Animacine – Festival de Animação do Agreste Pernambucano, Coordenador: Lula Gonzaga, Produtor: Tiago Delácio. Informações para a imprensa:André DibNúcleo Base Comunicação(81) 3031-0352 / 9675-6252. Email:base.nucleo@gmail.com

terça-feira, 30 de julho de 2013

ANIMA CINE FESTIVAL DE ANIMAÇÃO DO AGRESTE PERNAMBUCANO

Os municípios de Caruaru, Gravatá e Bezerros, no Agreste pernambucano, receberão de 03 a 07 de setembro, o ANIMACINE – Festival de Animação do Agreste, com exibições gratuitas de filmes de animação nas diversas técnicas do gênero. A programação contará com uma exposição permanente sobre animação, oficinas e conversas animadas permearão todo o Festival sobre a produção, os incentivos ao setor, a economia criativa e as perspectivas da animação em Pernambuco.

Ponto relevante é atenção dada pela organização do Festival na formação/capacitação dos participantes através das oficinas inseridas na grande de programação, quais sejam: oficina de desenho animado com Lula Gonzaga, Animação com Recortes com Marco Buccini de produção sonora para filmes de animação, com Alexandre Jardim (RJ) e Joaquim Eufrasino. Conheçam a ementa dos cursos e os facilitadores no site do Festival.
Esta é a primeira edição do Festival que tem o patrocínio da Fundarpe/Governo de Pernambuco e apoio das prefeituras de Gravatá e Caruaru. A exibição da mostra competitiva será no Museu Luiz Gonzaga em Caruaru, já as sessões itinerantes serão ao ar livre nas cidades de Gravatá e Bezerros. Toda a programação está no blog do Festival: http://animacine-pe.blogspot.com.br/


As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de agosto pelo blog do Festival: http://animacine-pe.blogspot.com.br/ através do preenchimento da Ficha de Inscrição disponível na plataforma online. O responsável pelo processo de inscrição deve estar atento ao Regulamento do Festival, também disponível no site.
Facebook do Festival

Lula Gonzaga e Tiago Delácio

emails: lulagonzaga@gmail.com, cinemadeanimacao@gmail.com, tiagodelacio@hotmail.com

sábado, 13 de julho de 2013

FILMES DE LULA GONZAGA NAS TVS PÚBLICAS


Não deu pra avisar antes, então fica o registro. O Programa Curta Pernambuco na TV Universitária exibiu no último domingo, dia 07, e reexibido nesta segunda, dia 08, os filmes de animação IGARASSU e COTIDIANO, ambos dirigidos por Lula Gonzaga, seguido de uma entrevista com o cineasta.

Coincidentemente, também, na segunda, dia 08, foi exibido na TV Brasil o programa NA VIRADA, uma produção da TAL TV da América Latina capitaneada por Orlando Sena e dirigida pelo cineasta Claúdio Assis com sua equipe, o qual documentaram as atividades do Ponto de Cultura Cinema de Animação na cidade de Igarassu.
O filme IGARASSU, em desenho animado, originalmente filmado em película 35mm é uma realização coletiva dos jovens alunos do projeto na cidade do mesmo nome onde chegaram os primeiros portugueses em Pernambuco. Foi finalizado com recursos do UNICEF e exibido em diversos países. Já COTIDIANO, em desenho animado, utilizando recortes e fotografias, também filmado em película 35mm, uma produção udigrudi, foi realizado durante o período da Lei do curta-metragem e exibido em dezenas de cinemas em todo país na rede Art Filmes junto com longas-metragens estrangeiros.



VEJA OS VÍDEOS:

COTIDIANO

IGARASSU
parte 1

parte 2

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lançamento da Série Audiovisual Lab Cultura Viva




O Ministério da Cultura, A Escola de Comunicação da UFRJ e Pontão de Cultura Digital da ECO realizou nos dias 06 e 07 de junho o lançamento da série Lab Cultura Viva no Auditório do CFCH, Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro, em agenda conjunta com o Encontro Unicult e Cultura Viva Comunitária nos dias 07 e 08 de junho.

Segundo a coordenadora do Laboratório Cultura Viva, Ivana Bentes, 50 pontos de Cultura de todo o Brasil produziram cerca de 150 videos documentários, ficção, experimentais que serão distribuidos e exibidos na TV Brasil e em todas as TVs públicas do país.

O projeto iniciado no primeiro semestre de 2011, fomentou a produção audiovisual na rede de pontos de cultura por meio de editais de seleção e através de cursos de formação audiovisual intensiva com alguns dos mais eminentes pesquisadores brasileiros e pessoas e grupos de produção independente que se destacam por desenvolver circuitos alternativos de produção.

A Série Lab Cultura Viva é composta de 26 programas de 26 minutos, realizada em produção colaborativa por mais de 50 Pontos de Cultura de todo Brasil tendo como base a Escola de Comunicação da UFRJ/Pontão da Eco que desenvolveu em parceria com os Pontos e parceiros uma metodologia de formação em audiovisual cujos resultados serão discutidos nas duas mesas de debates.
Nosso Ponto de Cultura Cinema de Animação participou de todo processo  com a produção de 2 vídeos, o doc VELOCIDADE MÁXIMA  a animação OLINDA LIMPEZA e outra animação MAPINGUARI no edital de veiculação.


segunda-feira, 27 de maio de 2013

I CONGRESSO LATINO AMERICANO DA CULTURA VIVA COMUNITÁRIA NA BOLÍVIA EM LA PAZ.

17 países participaram do 1 Congresso Latino Americano da Cultura Viva Comunitária na


onzaga, Célio Turino (de óculos) e Ivan Nogales
Bolívia em La Paz!
Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Venezuela, Chile, Paraguai, Uruguai, Panamá, Costa Rica, Cuba, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, México, Honduras e Equador em  caravanas e delegações nos dias 17 a 22 de maio.
Em torno de 1500 participantes fizeram intercâmbios e experiências culturais, para o avanço da Campanha Continental, participantes de redes de organizações de Cultura Viva Comunitária ( Pontos de Cultura, Centros Culturais, Mostra Audiovisual, Bibliotecas Populares, Grupos de Teatro Comunitário, Coletivos de arte de rua, Muralismo, Circo Social, Música, Dança, Cultura Digital, Software Livre, Hip-Hop, Rádios e Canais de Tvs Comunitárias, Escolas populares de Arte e transformação Social, etc).






A atividade envolveu espetáculos, Intercâmbios com organizações culturais, conferências, debates, feiras, oficinas, cortejos e mobilizações de rua em La Paz, com o objetivo de fortalecer os processos de Cultura Viva Comunitária na América Latina e conscientizar sobre a necessidade de novos modelos de políticas públicas que apoiem e multipliquem estas iniciativas nas comunidades e territórios do continente, destinando a este setor pelo menos 0,1% dos orçamentos governamentais. Com este objetivo também participaram do evento ministros de estado, secretários e diretores de Cultura, representantes dos legislativos e gestores públicos dos diversos países latino-americanos, compartilharam experiências na perspectiva de apoiar estes processos em cada país.
Na organização deste evento o Teatro Trono – COMPA, representantes na Bolívia do Coletivo Latino-americano Plataforma Puente Cultura Viva Comunitária, integrados por redes, organizações e coletivos nacionais latino-americanos, a Red Telartes (Bolívia), e com o apoio de um importante conjunto de organizações sociais e o respaldo do Governo do Estado Plurinacional da Bolívia, que articularam durante o Congresso uma Lei Nacional de Apoio à Cultura Viva Comunitária.
No ultimo dia do Congresso atravessamos a cordilheira dos Andes para um intercâmbio com a comunidade de Mururata, onde está sendo desenvolvido mais um utópico projeto cultural de Ivan Nogales e o COMPA.        


quinta-feira, 25 de abril de 2013


RESULTADOS ENCONTRO CULTURA VIVA  CNPdC MinC  

 Prezad@s Parceir@s do Programa Cultura Viva

A Comissão Nacional dos Pontos de Cultura esteve reunida com Sistema MinC durante os dias 18, 19 e 20 de abril de 2013. Na pauta, análise de conjuntura, Teias, PL Cultura Viva, Lei Griô, ampliação do Programa, gestão compartilhada, entre outros temas importantes.

A presença da Ministra Marta Suplicy que pela primeira vez recebe a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura foi importante para definir um novo momento da gestão do Programa e no diálogo com a sociedade civil.

Acesse os OFÍCIOS PROTOCOLADOS junto ao MinC, Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Relatoria do PL Cultura Viva e Frente Parlamentar em Defesa da Cultura.

Para mais informações, fotos e documentos da atividades,                                 visite: pontosdecultura.org.br e  acesse a aba NOTÍCIAS.

 
CULTURA VIVA

Lula Gonzaga
GT de Audiovisual
Subcom/CNPdC